Historico

Relato de Tia Geralda, em uma carta, s/ a família :

Por: (Transcrito de documentos e anotações pertencentes - em

"...sobre a família de Jacob Ritzmann tenho um livrinho escrito pelo Donaldo, se interessar, apitem. Qualquer coisa que faltar, mandem dizer.
Tenho uma foto do avô Girt, mas não se distingue nada. Uma foto da única irmã do meu pai, deve estar com a Edith .
O avô Girt veio de navio à vela (foto que eu tenho).
Adolfo Olsen era açougueiro em Joinvile, depois subiu a Serra e foi sempre fazendeiro.
Venha alguém para pesquisarmos juntas. Abraços, tia Geralda"

No referido "livrinho" que homenageia tia Targina Ritzmann (casada com Ernesto Ritzmann, neto de Hans Jacob Ritzmann e irmão da esposa do Adolfo Olsen) em seu nonagésimo aniversário, constam dados bem interessantes que o primo Donaldo descobriu em suas pesquisas para a história da família. Como interessa mais só aos descendentes do Adolfo Olsen, já que se refere à história da Família de sua esposa Maria Magdalena Ritzmann, vou transcrever aqui só as partes que interessam a todo o Grupo Olsen:

"...Durante os primeiros meses, os colonos recebiam uma ajuda de custo destinada à alimentação. Abrira Eduard Schroeder um armazém com mantimentos de primeira necessidade. O trabalho na abertura de picadas e caminhos era um subsídio que se acrescia a esses adiantamentos.
Outro fator importante surgiu com a diferença de nacionalidade. A dificuldade linguística separava os colonos em três grupos que iniciaram a derrubada e abertura de picadas em três direções diferentes:

Os suíssos na direção oeste, seguindo o traço da picada Jurapé (Schweizer-Pikade) ou rua do meio (Mittelweg- melhor "caminho do meio", hoje Rua XV de Novembro, a partir da Rua Dr. João Colin.
Os noruegueses na direção Norte (Nordstrasse) , hoje rua Dr. João Colin.
Os alemães na direção Sul-Oeste, acompanhando no início o percurso do Ribeirão Mathias (Deutsche Pikade ou Mathias Strasse ) hoje Rua Visconde de Taunay.
Esse estado de coisas levou os colonos a uma espécie de regime coletivista. Todos por um e um por todos, trabalhavam o chão que ainda não era seu.
Até a chegada do segundo navio transporte, a barca "Emma & Louise" (no qual veio da Suiça Hans Jacob Ritzmann, sua esposa e filhos) , a 12 de Julho de 1851, demarcaram-se no total, 27 lotes coloniais, e outros 25 lotes até o fim do primeiro ano.
Recebeu Hans Jacob Ritzmann (avô da esposa do Adolfo Olsen) um dos primeiros lotes, conforme escritura nº 3 (Museu Nacional de Imigração de Joinvile)."
(FICKER, Carlos - Crônica da Colônia Dona Francisca, pag. 85)




  • Genealogia de Olé Jensen Delet (pai de Gjert Olsen)

    31/01/2005

  • Genealogia de Olé Jensen Delet (pai de Gjert Olsen) de autoria de


  • Navio Sophie

    23/05/2004

  • Sobre o Navio que Gjert veio para o Brasil (Ingles)


  • Historia da Viagem de Gjert

    29/03/2004

  • Relato da organizacao da viagem e motivos (Ingles)


  • Um emigrante norueguês em 1850. J.G.Ryther

    12/05/2002

  • Aqui você vai encontrar a narração da história de um dos companheiros de Gjert Olsen na viagem do navio SOPHIE e em sua estadia na Colônia D. Francisca, hoje Joinville, para onde nosso patriarca acabou vindo e ficando, ...por força do destino!


  • Relato de Tia Geralda, em uma carta, s/ a família :

  • Neste relato, Geralda Olsen Murara , neta do Gjert Olsen, e filha de Adolfo Olsen dá informações sobre documentos da história da família Olsen, a pedido de uma sobrinha.


  • (Anotações do tio Chico):

  • Aqui podem ser lidas as anotações feitas por Francisco Bernardo Olsen, neto do Gjert Olsen, e filho mais moço de Adolfo Olsen, sobre suas lembranças da história da família.


  • Artigo no jornal "TRONDERBLADET.

  • Nesta reportagem de capa do jornal "TRONDERBLADET" publicada em 16 de agosto de 1997 em Lordag, Noruega, pode-se ter conhecimento de como ocorreu a visita de Yapurê Olsen (tataraneto de Gjert Olsen) à cidade de Storen, em busca de suas origens.


  • Do livro "Personalidades e a vida em Storen.

  • Alguns trechos do livro "Personalidades e a vida em Storen - Fazendas e região", onde aparecem interessantes informações sobre Gjert Olsen e sua primeira esposa , Maren.