Historico

Do livro "Personalidades e a vida em Storen.

Por: - em

Página 10:
Foi principalmente como lenhadores que arrendatários e "inderster" conseguiram trabalho, além da agricultura. Mas por aí também havia muita gente que trabalhava com artesanato. Especialmente ferreiros eram valorizados, e o relojoeiro Arnt Olsen Skaarvold trabalhava com isso enquanto em casa. Ele depois se mudou para Hovin em Horg. Ole Henriksen que talhava madeira era fazendeiro em Skaalvold, e no Jordmorbakken ( Morro da Parteira ) o Bersvend Buseth tinha uma tinturaria um pouco antes de se mudar para Spjeldet. No Jordmorbakken a escola permanente alugava seus locais do Gjert Olsen em torno de 1850, e 10 anos depois o comerciante Berg se instalou aqui. Mas então ele vendia cerveja e vinho, e a mesma coisa fazia a "Mor i Kroken" (+ou - "Mãe da Esquina") antes de se mandar para a América. Mas o pessoal de Skaalvoll também tinha destilaria a exemplo de muitos outros ...

Página 34:
SKALVOLLBAKKEN ( O Morro de Skalvoll )

O "Gudbrandsdalense" Gjert Olsen instalou-se na região de Soknes nos anos 1840, e ele e a esposa Maren moraram muito tempo como "inderstfolk" (arrendatários?) em Storloekkja. Mas então Bersvend Jensen Buseth saiu de Skalvoll, onde ele tinha construído uma casa, e se mudou para Spjeldet com a sua tinturaria. Gjert Olsen então mudou-se para lá e alugou locais para a escola permanente por 12 "speciedaler" ao ano. A esposa Maren foi a primeira parteira em Storen, e por causa dela o lugar foi chamado o Morro da Parteira (Jordmorbakken). Ela também trabalhou com sangria e vacinação, alem da sua profissão de parteira. Por volta de 1860 o comerciante Berg morou aqui e teve que pagar 8 speciedaler por ano de imposto pela venda de cerveja e vinho.
Mas Gjert Olsen estava ficando com o desejo de emigrar e se mandou para a América, e a parteira Maren ficou, até morrer como aposentada na primavera de 1905. Kari Andersdatter Ronning de Haltdalen foi contratada como nova parteira, e em 1906 ela conseguiu a escritura da propriedade que num negócio de " delingsforretning" ( partilha ? ) ficou com o nome "Vonheim" ( Lar da Esperança ). No ano seguinte ela casou com (fanejunker?) Ola A. Knudsen de Hansbakken. Depois que ele se tornou gerente da Caixa de Seguros ele manteve aqui seu escritório durante muitos anos.

Tradução de trechos do livro "BIGDEFOLK OG BIGDELIV I STOREN" (Personalidades e a vida em Storen)- GARD OG GREND (Fazendas e região )

A família de Gjert Olsen na Noruega

I. Gjert Olsen, de Gudbrandsdalen. "Inderster" (?) de Skalvoll. Ele emigrou para a América. Casado com Maren Hansdatter Tromsnes, de Ringebu em Gudbrandsdalen; nasceu em 1818 e morreu em 1905.
Filhos (conhecidos na Noruega ): II a - e
II a. Henrik Magnus Gjertsen, nascido em 1837. Servente de loja em Storen até emigrar para América em 1881.
II b. Ole Gjertsen, nasceu em 1842 e morreu em 1847.
II c. Johannes Gjertsen, nasceu em 1846. Viajou no verão de 1870 para Hammerfest.
II d. Edvarda Gjertsen, nasceu em 1847. Mudou-se para Bodo.
II e. Kristine Gjertsen, Nasceu em 1849. Mudou-se da cidade.




  • Genealogia de Olé Jensen Delet (pai de Gjert Olsen)

    31/01/2005

  • Genealogia de Olé Jensen Delet (pai de Gjert Olsen) de autoria de


  • Navio Sophie

    23/05/2004

  • Sobre o Navio que Gjert veio para o Brasil (Ingles)


  • Historia da Viagem de Gjert

    29/03/2004

  • Relato da organizacao da viagem e motivos (Ingles)


  • Um emigrante norueguês em 1850. J.G.Ryther

    12/05/2002

  • Aqui você vai encontrar a narração da história de um dos companheiros de Gjert Olsen na viagem do navio SOPHIE e em sua estadia na Colônia D. Francisca, hoje Joinville, para onde nosso patriarca acabou vindo e ficando, ...por força do destino!


  • Relato de Tia Geralda, em uma carta, s/ a família :

  • Neste relato, Geralda Olsen Murara , neta do Gjert Olsen, e filha de Adolfo Olsen dá informações sobre documentos da história da família Olsen, a pedido de uma sobrinha.


  • (Anotações do tio Chico):

  • Aqui podem ser lidas as anotações feitas por Francisco Bernardo Olsen, neto do Gjert Olsen, e filho mais moço de Adolfo Olsen, sobre suas lembranças da história da família.


  • Artigo no jornal "TRONDERBLADET.

  • Nesta reportagem de capa do jornal "TRONDERBLADET" publicada em 16 de agosto de 1997 em Lordag, Noruega, pode-se ter conhecimento de como ocorreu a visita de Yapurê Olsen (tataraneto de Gjert Olsen) à cidade de Storen, em busca de suas origens.


  • Do livro "Personalidades e a vida em Storen.

  • Alguns trechos do livro "Personalidades e a vida em Storen - Fazendas e região", onde aparecem interessantes informações sobre Gjert Olsen e sua primeira esposa , Maren.